sexta-feira, 30 de março de 2007

Entrevistacom o Bonde das filomena


Formado por MC Lola (Voz) e MC J. (Voz e bases), o Bonde das filomena foi uma das grandes e ótimas surpresas reveladas no finalzinho do ano passado, e claro como não sou boba nem nada já fiz uma entrevista com os meninos antes deles ficarem estourarem no mundo todo e sei que isso não demora muito!






BLOG- Como surgiu o bonde (quando e onde tbm)?


BDF: Foi em outubro do ano passado que tivemos a idéia de formar o grupo. A Lola e eu estávamos em um sítio, embaixo da sombra de uma árvore bebendo com alguns amigos e começamos a falar sobre isso. Foi tudo na brincadeira... coisa de bêbado, sabe? Nessa época eu estava pirando no som das Impostora e do Rolê. Mas a gente só começou a acreditar mesmo quando vieram as primeiras letras: "Nóis é Jeca, mai nóis é Jóia" e "Solange Emergente". Daí um dia eu estava no msn teclando sobre música com um amigo e ele estava falando de alguma banda (não lembro qual era), mas no meio da conversa ele ficou nervoso e soltou a seguinte frase: "É bem melhor que esses bondes das filomena aí que vocês ouvem." Foi aí que me deu o estalo: "É ESSE O NOME!".


BLOG- O q é referência e influência pra vcs?


BDF:Acho que nossas influências diretas são Bonde do Rolê e Bonde das Impostora. Somos fãs mesmo. O Funk Carioca também é uma referência, impossível negar isto. Mas quem foi adolescente na década de 90 sabe que não é fácil tirar da memória as aberrações do pop que surgiram nessa época. Spice Girls (adoro!), Acqua, Vengaboys, Shampoo, Backstreet Boys, Hanson, N´sinc, Vinny, Mamonas Assassinas... Tudo isso, independente de ser bom ou ruim, fica latejando no nosso subconsciente e reflete no som. Quanto às letras, procuramos sempre retratar o meio em que vivemos. O interior de São Paulo é bem bizarro, sabe? Você sai na rua e morre de rir. Tentamos captar isso e transmitir nas letras. oq vc escutam? Eu ainda escuto muita música pop, mas agora sou mais seletivo. Ouço sempre Madonna, Björk, Beck, Franz Ferdinand, CSS e um porre de outras coisas (boas). Mas também me divirto muito com música trash (tipo New Kids On The Block, Scatman John). Estou sempre procurando música, tenho isso como um vício. A Lola gosta mais de iê-iê-iê e rock mais visceral e sujo. Semana passada ela foi num show do Matanza e eu fiquei aqui super preocupado e rezando pra que ela não voltasse com o olho roxo. Acho que nossos gostos musicais se completam.


BLOG- O que vc acham da cena de electro funk e dos outros bondes?

BDF: Sou suspeito pra falar, mas acredito que o electro funk é o melhor acontecimento musical no Brasil em anos. Somos um dos novos bondes e acho um saco quando alguém diz que estamos "copiando" o Bonde do Rolê e as Impostora. Quantas bandas de rock surgem por dia no Brasil e no mundo e ninguém diz que estão "copiando" ou se "aproveitando" do sucesso de outros. Tudo é tratado como influência. Acho que algumas pessoas ainda não aceitaram o electro funk como gênero musical e que dentro disso, cada banda usa seus artifícios para passar sua mensagem. Aqui em Rio Preto (nossa cidade natal) ainda existe muito preconceito em relação à música eletrônica (com excessão do tecno-pobre de rádio), especialmente por parte dos jovens que se auto-rotulam "cool". Se não tiver baixo, bateria e guitarra na formação, provavelmente sua banda está condenada. E o mais engraçado é que quando essas pessoas conhecem nosso som e o de outros bondes, elas geralmente gostam! Acho que está na hora do público exigir novidades. E com a internet e portais como o My Space isso ficou muito mais fácil. Espero que surjam muito mais doidos como nós e que o electro funk conquiste seu espaço não só nas capitais, mas também por aqui.


BLOG- Como é o show de vcs? Rola ensaio? Como a galera reage?

BDF:Nosso primeiro show será no dia 6 de abril, numa festa fechada que uma amiga está promovendo. Vamos tocar todas as músicas que já estão na net e mais algumas inéditas. Vai ser algo bem íntimo, com público formando por amigos e conhecidos, mas, mesmo assim, estamos ensaiando bastante. Nós adoramos ensaiar, porque nos divertimos muito. Não temos vocação pra perfeccionismo, então tudo é motivo de festa e risada.


BLOG- Quais os projetos, novidades e o que podemos esperar das filomenas pra 2007...

BDF:Estamos com o pé no chão. Temos pouquíssimo tempo de grupo e acho que 2007 é um ano propício para nos estruturarmos. Vamos continuar compondo, ensaiando e gravando e, à medida que isso for acontecendo, vamos soltando novas músicas na net. Vamos (re)gravar músicas já lançadas, com a produção do Cello (metaleiro traidor!), do Bonde das Impostora, e já liberamos alguns remixes feitos pelo DJ Thumbzz (SP), que ficaram fantásticos. Produzir sob a perspectiva de outras pessoas é algo que queremos muito fazer. Resumindo: podem esperar mais bizarrices com sotaque caipira em 2007.
FOTO: DIVILGAÇÃO
www.myspace.com/bondedasfilomena

3 comentários:

Anônimo disse...

Arrasou seu blog tah cada vez melhor!

Unknown disse...

Acompanhei o 'surgimento' do Bonde das Filomena no sítio, vejo os ensaios, as músicas novas ganhando vida e garanto: tem futuro!

legal o blog, gostei!

Anônimo disse...

Eles arrasam são fodas e fofos!
Sou fã mesmo!